Serra do Cipó / MG - Maio 2018

Serra do Cipó / MG - Maio 2018

13/05/2018

Nem só de foto de aves vive um Observador e Fotógrafo de Aves! As paisagens deslumbrantes do lugar também merecem ser registradas, contextualizando o passeio.

Estivemos entre os dias 3 e 6 de maio visitando Belo Horizonte, Brumadinho, Santana do Riacho, Jaboticatubas e o vilarejo de Lapinha da Serra, um lugar muito charmoso, com excelente comida e natureza privilegiada!

O roteiro ficou por conta da Destinos MG Turismo e Fotografia de Natureza do excepcional guia Edu Franco.

Começamos o passeio por BH, conhecendo o Mercado Central, lugar tradicional e muito bonito, almoçando no restaurante Casa Cheia. O Mercado é local de venda de artesanato e produtos tradicionais de Minas. De barriga cheia, demos um "rolê" pelo centro de BH e fomos conhecer a Orla da Lagoa da Pampulha, outro lugar de visita obrigatória. Lá fizemos algumas fotos e podemos apreciar um lindo por do sol.

De volta ao hotel, é hora de dormir, pois o Edu passou às 5:30 para começarmos o roteiro.

Café da manhã tomado, fomos para o Conjunto Histórico da Serra da Calçada.

"O Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada esta situado entre os municípios de Brumadinho e Nova Lima. Sua paisagem cultural é constituída pela memória histórica da mineração dos séculos XVIII e XIX, registrada pelas edificações e estruturas de mineração. Encontram-se na Serra caminhos pavimentados que encontram-se em ruínas e um dos remanescentes é a fábrica de São Caetano da Moeda Velha e complexo minerário do “Forte de Brumadinho”. O tombamento estadual do Conjunto foi efetuado em 2008" Fonte: iepha.

Lá registramos o Rabo-mole-da-serra, Papa-moscas-de-costas-cinza, além de outros bichinhos. Além da emoção de fotografarmos o primeiro endêmico de nossa viagem, ouvimos com surpresa a Maxalalagá! O Edu tentou fazer aparecer, mas não foi desta vez!! Há 6 meses que ele não ouvia essa ave por lá após uma queimada. Só de ouvirmos já valeu o "sol na testa"! Dali fomos para o Parque Municipal Burle Marx para registrar o Cuitelão, outra ave muito esperado por nós! Missão cumprida, agora é seguir caminho para Santana do Riacho. Antes de chegar a Pousada Chapéu do Sol, uma paradinha numa estrada de terra e registramos a Choca-do-nordeste e o beija flor Chifre-de-ouro pousado.

Sábado, bem antes do nascer do sol, já estávamos na estrada em direção a Lapinha da Serra, onde teríamos o encontro com o personagem principal do nosso passeio, um pequeno beija-flor chamado carinhosamente de "Augustinho". Apesar do forte vento pela manhã, a subida foi tranquila e além das paisagens deslumbrantes, ainda registramos mais um endêmico, o Pedreiro-do-espinhaço. Ah! A grande surpresa foi vermos uma Águia-serrana voando muito baixo e que deu um show para nós.

Quando chegamos ao território do "Augustinho" foi uma festa só. Com direito até de alimentar o "pequeno rapazinho". Ficamos por lá um bom tempo. É muita coisa linda para apreciar! Hora de descer. O almoço foi no vilarejo do século XVIII chamado Lapinha da Serra. Lá avistamos mais uma vez o pedreiro-do-espinhaço mas sem muita chance para fotografia! Voltando para a pousada, fizemos uma trilha curta, praticamente ao lado da pousada, onde vimos a Águia-serrana pousada nas pedras (muito muito longe), avistamos o João-de-pau, Uí-pi, Guaracava-de-topete-uniforme e tivemos mais um encontro com o Beija-flor-de-gravata-verde e alguns Urubus-de-cabeça-vermelha voando sobre a gente.

Domingo, agora às 6 da manhã, café da manhã com o tradicional pão de queijo mineiro e lá vamos nós para o Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado nos municípios de Santana do Riacho e Jaboticatubas.

Lá fomos recepcionados pelo Soldadinho, logo na entrada do parque, avistamos também o casaca-de-couro-amarelo, Cabeçudo, Guaracava-cinzenta, Picapauzinho-anão, Tuim e muitas outras aves.

Ahhhh...hora de voltar!!! Almoçamos e antes de voltarmos a pousada visitamos uma área com muita Sempre-viva e fomos conhecer a estátua do Juquinha da Serra. Personagem mítico do lugar. Já na pousada e hora de arrumar as malas que a segunda logo chega e o trabalho me espera.

Agradeço ao super profissional Edu Franco por esses momentos de muita alegria, a companhia e euforia da Karina e da amiga Conceição Luz!

Vamos as fotos........