Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra

28/10/2016

Um dos mais importantes parques nacionais do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi fundado em 1972. Dentro do parque esta localizada a nascente do Rio São Francisco, na cidade de São Roque de Minas, e sua primeira grande cachoeira, a Casca d'Anta com 186 metros de altura!

O parque protege grandes belezas naturais e uma fauna-flora exuberante! A vegetação é uma transição entre as bordas da mata atlântica e o início do cerrado com predominância de campos de altitude.

O objetivo da nossa expedição é a observação de aves mas é impossível não registrar as belezas do local! Lá além de fazermos fotos de inúmeras espécies de aves também conseguimos avistar e fotografar num mesmo dia o Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), um casal de Veados-campeiro ((Ozotoceros bezoarticus) e o Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) no exato momento em que ele se preparava para predar um Tatú-galinha (veja a sequência de fotos).

As fotos a seguir foram feitas na parte alta (portaria 4) e o acesso a parte baixa onde pode -se chegar na parte baixa da Casca d'Anta, o acesso é pela portaria 1 em São José do Barreiro (3 últimas fotos foram feitas na parte baixa)..

Agradecimentos ao amigo e guia que esteve conosco nessa expedição, Gustavo Pinto (clique no nome e veja os roteiros) e ao Eduardo da Estância Macaúbas, um lugar extremamente aconchegante no pé da serra!