Dourado - SP - Um lugar fantástico para "passarinhar"

Dourado - SP - Um lugar fantástico para "passarinhar"

09/09/2015

Em meados do século XIX, pequenas choupanas foram surgindo na região e, mais tarde, formaram um povoado denominado Bebedouro, atualmente município. Um dos mais antigos moradores do lugar, capitão José Modesto de Abreu, doou uma gleba de terras situada na Serra dos Dourados, onde o capitão José Sijus ergueu o primeiro rancho.

Uma capela foi construída e a partir de 1880 algumas famílias foram-se fixando ao seu redor, formando a povoação de São João Batista dos Dourados, cujo nome homenageia o Santo padroeiro e identifica a localização do povoado.

Passada uma década, as duas povoações vizinhas, São João dos Dourados e Bebedouro, reivindicavam a elevação à categoria de Distrito de Paz, tendo alcançado melhor êxito, em 1891, a de São João Batista dos Dourados. Dourado fica a 706 metros de altitude e no município fica o centro geométrico do Estado de São Paulo.

Chegamos lá na tarde de sexta-feira, no meio de uma ventania que desanimava as perspectivas de uma boa passarinhada no sábado. Mas o vento ficou todo na sexta-feira e o sábado amanheceu lindo e permaneceu assim o dia todo. Fechando com chave de ouro a foto da coruja-orelhuda e do simpático narcejão, eleito o xodó do dia.

Dicas: come-se muito bem no restaurante Rose e na cidade tem uma pizzaria, chamada São João, na esquina da praça da matriz que é um verdadeiro espetáculo!

Bem...vamos aos pássaros!! Ah! Antes temos que agradecer ao guia de birdwatching Cal Martins. Conhecedor profundo da ave-fauna local, levou-nos nos pontos exatos para fotografarmos as aves.

Vale muito a pena agendar um passeio a Dourado com o Cal e fazer a alegria fotografando as espécies da região.